segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SÃO FRANCISCO RECEBERÁ MAIS 200 MIL ALEVINOS DE CURIMATÃ NO DIA 24


Cerca de 200 mil alevinos de curimatã (xira) produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, em Neópolis, serão lançados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Rio São Francisco durante um peixamento que vai movimentar o povoado Saúde, em Santana do São Francisco, no domingo (24). Com esta ação, a Codevasf irá somar 1 milhão de alevinos inseridos na margem sergipana do São Francisco somente este ano.

Esse será o quarto peixamento realizado pela Codevasf em Sergipe em 2013. O último deles havia sido realizado durante a celebração dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá, no dia 27 de janeiro, quando 350 mil alevinos foram inseridos na bacia hidrográfica do São Francisco. Antes, os municípios de Neópolis e Santana do São Francisco haviam sido contemplados com peixamentos, recebendo respectivamente 250 mil e 200 mil juvenis de espécies nativas.

A engenheira de pesca Ana Helena Gomes, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume explica que a inserção dos peixes na fauna aquática é importante tanto do ponto de vista ambiental como econômico. “Os peixamentos renovam os estoques de pescados. Sem essa ação, a produção pesqueira no Baixo São Francisco cairia bastante. Além disso, essa ação faz o repovoamento do rio com espécies nativas, que praticamente desapareceram do rio com a construção das barragens”, destaca.

O objetivo do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume é ampliar a produção artificial de peixes e alcançar um volume de 4 milhões de alevinos lançados no Rio São Francisco por ano. Entre 2007 e 2010, o Centro Integrado de Betume recebeu investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão para a compra de equipamentos. Paralelamente aos peixamentos, a unidade também desenvolve um trabalho de monitoramento da qualidade da água e da fauna aquática na bacia hidrográfica do São Francisco.
 Fonte:Norticiando

PAULO GUEDES - COM 82 MIL VOTOS EM MONTES CLAROS FAZ ARTICULAÇÕES SOBRE FUTURO POLITICO DO PT NO NORTE DE MINAS PARA 2014.



PT - ARTICULA PARA ELEIÇÕES DE 2014
O Partido dos Trabalhadores em Montes Claros inicia ações mais consistentes voltadas para as eleições de outubro de 2014, em que os eleitores retornam às urnas para a escolha de presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. A proposta é de uma participação mais efetiva nas urnas, com a eleição de deputado federal da região e de novos deputados estaduais do partido ou mesmo de seus aliados no processo eleitoral municipal. Ex-candidato a prefeito, o deputado estadual Paulo Guedes, que cumpre o segundo mandato consecutivo à Assembleia Legislativa de Minas, deve concorrer à cadeira na Câmara dos Deputados, para ser o interlocutor do Norte de Minas com o governo do Estado.

Presidente do PT na cidade, o professor José Élber Sarmento Bastos, diz que, depois de participação nas eleições municipais, em que saiu fortalecido, com a votação expressiva do candidato a prefeito, que teve mais de 82 mil votos e quase se sagra vitorioso e com a eleição de dois vereadores, as atenções se voltam para o processo eleitoral do ano que vem. O partido está convencido de que a presidente Dilma Rousseff, com elevado índice de apoio popular, mostrado pelas pesquisas, será reeleita com destacada votação e o respaldo, mais uma vez, do ex-presidente Lula. Além disso, tem intenção de voltar a concorrer ao governo de Minas e o ministro Fernando Pimentel é um dos pretensos candidatos.

DEPUTADOS – Reeleito para o segundo mandato consecutivo à Assembleia Legislativa com o dobro da votação e fortalecido nas urnas na disputa pela Prefeitura de Montes Claros ano passado em que foi o mais votado no primeiro turno e disputou o segundo com o prefeito Ruy Muniz, do PRB, o deputado Paulo Guedes estuda a possibilidade de disputar vaga na Câmara dos Deputados. Tem sido estimulado a fazer a mudança pelos próprios colegas de partido, diante da necessidade de se reforçar a bancada do Norte de Minas no Congresso Nacional. De acordo com José Élber, esta discussão ganha corpo no partido e a tendência é de se materializar, para abrir espaço para novos candidatos a deputado estadual do PT e dos partidos que compuseram seu arco de alianças na cidade, nas eleições municipais, como PCdoB e PTN.

Além disso, sustenta o presidente, a proposta ganha mais corpo diante da possibilidade real de reeleição da presidente Dilma Rousseff e a necessidade de que a região tenha um interlocutor junto ao Palácio do Planalto, para defender seus interesses com mais legitimidade. Lembra que hoje Paulo Guedes faz este papel, mas como deputado federal pode desempenhá-lo com mais consistência, criando perspectivas de resultados mais significativos.
Fonte: JN