sexta-feira, 26 de abril de 2013

COMISSÃO ESTÁ TENTANDO TIRAR AUTONOMIA DO STF

Deputados José Genoino e João Paulo
Condenados pelo STF - Fazem parte da comissão
de constituição e Justiça

O Ministro Joaquim Barbosa, afirmou, por meio de sua assessoria, que a proposta de emenda à Constituição (PEC) que autoriza o Congresso a derrubar decisões da Corte "fragilizará a democracia" caso seja aprovada.

Na prática, o STF deixaria de ter a última palavra sobre mudanças na Constituição. A PEC também estabelece que, para o STF declarar a inconstitucionalidade de uma norma, serão necessários os votos de 9 dos 11 ministros.

"Tem quase 80 anos a tradição já consolidada de se permitir que o Supremo Tribunal Federal declare a inviabilidade jurídica de uma lei votada pelo Congresso por violação de uma cláusula constitucional. Por que alterar isso agora, em pleno século 21? Essa medida, se aprovada, fragilizará a democracia", afirmou Barbosa.

A proposta ainda tem que passar pelo plenário da Câmara. A comissão de constituição e justiça que luta para realizar tal mudança tem como objetivo principal blindar em especial os políticos corruptos.

Fazem parte desta comissão vários deputados condenados no famoso “Mensalão”, é bom a população estar bem atenta quanto ao possível desvio de atenções por meios da imprensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário